As Ouvidorias Públicas e o Ombudsman surgiram no Brasil em virtude da insatisfação e da necessidade dos usuários de serviços públicos e de clientes de empresas privadas em encontrarem um locus para apresentarem suas queixas, reclamações, críticas, quanto aos produtos ou serviços oferecidos pela Administração Pública e pessoas jurídicas privadas.
A participação da sociedade tornou-se um imperativo por conduzir o cidadão a uma postura mais atenta e ativa em relação aos problemas individuais e sociais. A vida moderna levou o indivíduo a demonstrar seu nível de satisfação ou insatisfação em relação ao Estado ou a qualquer entidade privada.
Por isso o Ombudsman e as Ouvidorias Públicas foram incorporados em países com vocação democrática. E com a criação deste instituto que auxilia a Administração e as Empresas privadas a partir da ótica de seus destinatários é que surgiu a Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman – ABO – Nacional.
Criada em 16 de março de 1995, a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, sem vinculação político-partidária. A ABO tem por objetivo geral estimular e promover o relacionamento entre aqueles que exercem a função de ouvidor/ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, dos direitos individuais e difusos.
A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais – ABO-MG, criada em 10 de setembro de 2007, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, filiada à Associação Brasileira de Ouvidores. Possui representação estadual e foi organizada obedecida as normas da ABO-Nacional. A Ouvidoria é um serviço oferecido à população para receber críticas ou sugestões sobre o desempenho de órgãos públicos ou empresas privadas. Atua no fortalecimento da cidadania e na garantia de direitos.
Ela estabelece um canal ágil e direto de comunicação entre o cliente e a empresa, o cidadão e o órgão público, o trabalhador e seu sindicato, o associado e sua entidade, o profissional e seu conselho, etc.
O Ouvidor é um funcionário de um órgão público ou privado, que tem a função, dentre outras, de acolher e analisar as reclamações e sugestões do usuário quando se sentir preterido ou prejudicado nos seus legítimos interesses. Ele deverá garantir o equilíbrio e a proteção de direitos nas relações entre fornecedores e clientes, Administração Pública e os destinatários de serviços públicos, na solução de divergências, mediando interesses e buscando a satisfação do cliente/cidadão.
Presidente - Vivian do Carmo Bellezzia
Vice-Presidente - Daniel Guimarães Medrado de Castro
Diretora de Administração - Aline Mendes Cerqueira
Diretor Financeiro - Thiago Guimarães Medrado de Castro
Diretora de Cursos e Eventos - Carla Virgínia Justiniano Lemos
Presidente - Mauro Flávio Ferreira Brandão
Paulo Vaz Alkmin
Gerson Chaves Romanhol
Raphaella Chaves de Moura
Márcia Cristina Garcia Pessoa
Luiz Allberto Faria de Araújo
Raphaella Chaves de Moura
Márcia Cristina Garcia Pessoa
Paulo Vaz Alkmin
Gerson Chaves Romanhol
Coordenador - Thiago Guimarães Medrado de Castro
Ouvidor - Thiago Guimarães Medrado de Castro