22/06/2020 | Notícias
O papel da Ouvidoria é de extrema importância para o sistema bancário e também para a segurança do consumidor.
A Ouvidoria é o órgão que recebe essas reclamações, sugestões e elogios e repassam para as áreas responsáveis para cuidar dos problemas. A presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) – Seção Minas Gerais, Vivian Bellezzia, ressalta que “cabe à ouvidoria então prestar um atendimento de última instância às demandas do público que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário, inclusive mediando conflitos”.
Sendo assim, o trabalho do ouvidor é essencial ao andamento das agências bancárias, uma vez que as demandas da população são de grande interesse para a instituição que quer crescer e servir corretamente seu público. É importante destacar que as organizações devem prezar pela ética, cuidado, responsabilidade e transparência ao tratar de assuntos com os clientes. Por isso, organizar a instituição de forma equilibrada e cooperativa, e assegurar a conformidade e autenticidade dos produtos e serviços são fatores essenciais para uma boa gestão.
Vivian lembra que a Ouvidoria é um instrumento para a melhoria da gestão no atendimento e no relacionamento com cliente e usuários, além de servir como avaliação da gestão institucional dos órgãos. Assim, é importante levar em consideração “as questões relativas à modelagem e concepção de produtos e de serviços; processo de oferta, recomendação, contratação, distribuição, divulgação e publicidade dos produtos e serviços; requisitos de segurança”, ressalta a presidente.
Os bancos precisam ter contato rápido e fácil com seus clientes para solucionar problemas, como falhas no sistema de transferência, ou de depósito, e outras possíveis reclamações. Dessa forma, a ouvidoria é a melhor opção para que as demandas sejam solucionadas.
Para que seu Banco não se perca diante da adaptação à Ouvidoria, o Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) promove cursos de ouvidores para órgãos e tem certificação da ABO Nacional.
Quer capacitar os colaboradores do seu banco? Entre em contato com o instituto: (31) 99993-5757.