Ações para promover o uso da Ouvidoria

26/01/2022 | Notícias

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A Ouvidoria é um órgão estratégico que se posiciona entre o consumidor e a instituição, escutando ambas as partes e cobrando os responsáveis por soluções efetivas, em busca da melhoria de processos, produtos e serviços.

Por isso, promover o uso da Ouvidoria é essencial para garantir um canal de comunicação aberto, que funcione como uma ponte entre o cliente-cidadão e a instituição. Entre as principais vantagens que esse canal oferece, podemos listar:

  • Gera mais transparência e atenção ao cliente/cidadão
  • Evita a evolução de reclamações para um possível litígio
  • Permite a identificação de falhas nos processos e propõe melhorias
  • Fortalece a integração entre colaboradores
  • Melhora do clima organizacional e aumento do desempenho

A OMD desenvolveu um artigo com ações primordiais que você deve realizar para promover o uso da Ouvidoria na sua instituição:

Eduque o cliente/cidadão sobre o papel da Ouvidoria
É muito importante deixar claro o objetivo do uso da Ouvidoria, servindo para tratar assuntos de maior complexidade, diferentemente do SAC.

Informe em quais circunstâncias seu uso é válido
A Ouvidoria pode receber manifestações não resolvidas pelo SAC, elogios, sugestões, dúvidas e também referentes ao tratamento de dados pessoais.

Esclareça quais os canais de atendimento
É essencial indicar todos os canais de contato, como formulário de site, WhatsApp, e-mail ou telefone além de informar horários de funcionamento e prazos de respostas.

Leia o artigo completo de Ações práticas para promover o uso da Ouvidoria na sua instituição e saiba mais.

Fonte: OMD