ABO, AMMESF e IDCT promovem evento em Pirapora, Minas Gerais

14/07/2017 | Sem categoria

Compartilhe:

Na última sexta-feira, 14, Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais, ABO-MG, em parceria com o Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência, IDCT, e a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, AMMESF, promoveu diálogos com servidores das prefeituras mineiras, em prol conscientização na área de ouvidoria, acesso à informação, e transparência, na sede da AMMESF, na cidade de Pirapora, Minas Gerais.

Combater a corrupção, elevar a participação social e aumentar a eficiência do Poder público são os principais interesses da lei de acesso à informação, primeiro tema abordado durante o evento, pelo presidente do IDCT, Gustavo Nassif, que afirmou ser um direito do cidadão ter acesso a informações públicas. “ O acesso à informação é um direito do cidadão e dever do Estado. Levar este tema as instituições em Minas, me faz acreditar que é possível transformar nossa realidade”.

Durante o encontro, as principais atividades e importância de uma ouvidoria foram abordadas pelo procurador de Justiça e presidente do conselho deliberativo da ABO-MG, Mauro Flávio Ferreira Brandão, a fim de ressaltar como as atividades de ouvidoria em uma prefeitura podem gerar resultados positivos e impactar em ganhos para sociedade. “Uma prefeitura que tem ouvidoria, conhece as reais necessidades dos cidadãos. O conhecimento leva a atuar nas áreas mais necessitadas e gerar uma proximidade com a população. O papel da ouvidoria é justamente este, transformar as relações de poder em autoridade compartilhada”, afirmou o procurador.

O tema transparência, foi ministrado pelo vice-presidente da ABO Minas e vice-presidente da Fundação Ezequiel Dias, Funed, Daniel Medrado. Na oportunidade, ele citou exemplos de grandes instituições como Ministério Público de Minas Gerais, sendo referência na área de ouvidoria, e relacionou a transparência com a proximidade do cidadão por meio das atividades de um ouvidor. “ Ser transparente é abrir as portas para o cidadão e compreender as demandas que ele apresenta. Não adianta falar em transparência sem começar no básico, a compreensão do problema que é apresentado em uma ouvidoria, e a busca pela resolução do caso,  essa é a verdadeira ponte para uma sociedade melhor”, conta Daniel.

Para mais informações sobre os próximos eventos entre em contato pelo telefone: 31 3317-5757