30/08/2021 | Notícias
Ouvidoria e canal de denúncia são dois mecanismos distintos e essenciais para as organizações.
👉 A Ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o público e a instituição, sendo uma estrutura administrativa que deve ser reconhecida como parte integrante da estratégia empresarial.
👉 Já o canal de denúncia é um pilar importante de um programa de integridade corporativa, que normalmente recebe manifestações relacionadas ao código de conduta ética com o propósito de prevenir fraudes e desvios dentro da empresa.
Ouvidoria
Resoluções normativas (BACEN, ANEEL, CVM, ANS, SUSEP, ANATEL);
Lei nº 13.460/2017.
Canal de Denúncia
Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção);
Lei nº 13.303/2016 (Estatuto Jurídico das Estatais).
Ouvidoria
Falha no produto ou serviço com negativa pelo SAC;
Problemas recorrentes.
Canal de Denúncia
Casos de assédio, corrupção, suborno ou desvios de conduta.
Ouvidoria
Prover resposta ao problema apresentado;
Identificar áreas que mereçam mais atenção dos gestores;
Propor melhoria de produtos, processos ou serviços.
Canal de Denúncia
Prevenir, identificar e apurar situações de não conformidade relacionadas, principalmente, ao infrações do Código de Conduta Ética da organização.
Fonte: OMD