Por que investir em um canal de denúncias

18/08/2021 | Notícias

Compartilhe:

O canal de denúncia é uma ferramenta imprescindível para prevenir ou mesmo mitigar ações prejudiciais às instituições públicas e privadas. Ele pode funcionar por meio de telefone, e-mail, sistema próprio ou outras formas de atendimento que direcionam as denúncias para um Comitê de Ética ou Ouvidoria.

Logo, este mecanismo mostra claras vantagens para a corporação, evitando problemas como assédio moral, posturas de má conduta, nepotismo e corrupção. E como resultado direto, o consumidor também é beneficiado com um serviço prestado com lisura e qualidade.

Conheça algumas vantagens do canal de denúncias para a instituição, clientes, parceiros e colaboradores.

Estar em conformidade com a lei

A Lei 12.846/2013, conhecida também como Lei Anticorrupção, exige o desenvolvimento de um programa de integridade pelas empresas que se relacionam com a Administração Pública nacional ou estrangeira. Portanto, ao disponibilizar um canal de denúncias a estará agindo em conformidade com a legislação vigente.

Aumento da segurança

Evite irregularidades ou desvios de conduta como:

  • Corrupção e fraude: atos ilícitos nas atividades da empresa, como lavagem de dinheiro, favorecimento de parceiros, suborno, etc.
  • Abuso de poder: quando um chefe ou funcionário com cargo mais alto na hierarquia da empresa se utiliza do seu poder para realizar vontades próprias, com evidente conflito de interesses.
  • Desvio de função: e casos em que funcionários desempenham funções que diferem das que lhe são formalmente designadas.
  • Assédio moral ou sexual: casos em que um chefe coloca seus funcionários em situações constrangedoras ou vexaminosas.
  • Nepotismo: funções cedidas a familiares de funcionários sem a competência e merecimento para tal também são passíveis de punições, dependendo do caso.

Fonte: OMD