5 competências essenciais para Ouvidorias

06/04/2022 | Notícias, Sem categoria

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Ainda que a profissão de Ouvidor não seja regulamentada, existem algumas competências essenciais para que o profissional atinja os resultados esperados pela organização onde atua, seja ela pública ou privada.

Mário Nélson Alves Jr., da OMD Soluções, trouxe um vídeo sobre o assunto. Confira:

Vídeo do youtube que fala sobre 5 competências de ouvidorias práticas e consistentes

Principais competências das Ouvidorias

1. Conhecer a instituição em que atua
É indispensável conhecer bem a estrutura organizacional da instituição, seus fluxos e processos, cultura e produtos/serviços oferecidos.

2. Estar adequado as exigências legais
É fundamental que o Ouvidor verifique se sua atividade está sujeita ao controle e fiscalização por alguma agência reguladora, como ANEEL ou ANS.

3. Ter uma equipe qualificada e capacitada
É fundamental que toda a equipe receba capacitação constante, através de cursos e treinamentos.

4. Acompanhar as manifestações de forma estratégica
É importante que o Ouvidor faça uma leitura estratégica das manifestações que chegam até a Ouvidoria, de forma a identificar possíveis impactos negativos à organização.

5. Contar com habilidade interpessoal da equipe
Para que o Ouvidor e sua equipe proporcionem respostas adequadas é importante contar com habilidades como: flexibilidade, clareza e empatia.

Fonte: OMD