06/04/2022 | Notícias, Sem categoria
Ainda que a profissão de Ouvidor não seja regulamentada, existem algumas competências essenciais para que o profissional atinja os resultados esperados pela organização onde atua, seja ela pública ou privada.
Mário Nélson Alves Jr., da OMD Soluções, trouxe um vídeo sobre o assunto. Confira:
1. Conhecer a instituição em que atua
É indispensável conhecer bem a estrutura organizacional da instituição, seus fluxos e processos, cultura e produtos/serviços oferecidos.
2. Estar adequado as exigências legais
É fundamental que o Ouvidor verifique se sua atividade está sujeita ao controle e fiscalização por alguma agência reguladora, como ANEEL ou ANS.
3. Ter uma equipe qualificada e capacitada
É fundamental que toda a equipe receba capacitação constante, através de cursos e treinamentos.
4. Acompanhar as manifestações de forma estratégica
É importante que o Ouvidor faça uma leitura estratégica das manifestações que chegam até a Ouvidoria, de forma a identificar possíveis impactos negativos à organização.
5. Contar com habilidade interpessoal da equipe
Para que o Ouvidor e sua equipe proporcionem respostas adequadas é importante contar com habilidades como: flexibilidade, clareza e empatia.
Fonte: OMD