Projeto MP Itinerante chega ao Norte de Minas

29/10/2015 | Eventos

Compartilhe:

Uma realidade social a qual muitas pessoas não conseguem imaginar até chegar a alguns municípios mineiros, da região Norte de Minas Gerais. Lugares com no máximo 12 mil habitantes e alto índice de vulnerabilidade social são os cenários encontrados pelo projeto Ministério Publico Itinerante, que em outubro percorre as cidades de Cachoeira de Pajeú, Comercinho e Ponto dos Volantes.

Neste mês o Itinerante conta com a participação do procurador de Justiça da Coordenadoria de Defesa do Direito da Família (CDDF), Bertoldo Matheus de Oliveira Filho, a promotora de Justiça e coordenadora da Promotoria da Infância e da Juventude de Teófilo Otoni, Daniela Campos de Abreu, a promotora de Justiça de Pedra Azul, Mayra Conceição Silva, a promotora de Justiça de Medina, Regiane Maria Heil Portes, o promotor de Justiça de Araçuaí João Roberto Silva Junior, além da servidora da CDDF, Júnia Maria Araújo, dos servidores da Coordenadoria de Inclusão e Mobilizações Sociais (CIMOS), da pedagoga Penha Werneck, da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais (ABO-MG), entre outros parceiros.

Com dificuldades para sobreviver e cuidando há 22 anos da vizinha com problemas mentais por amor, dona A. procurou a equipe do projeto para se valer dos seus direitos e se informar como poderia ser ajudada. ”Eu trabalho fazendo partos e ajudando pessoas desde 17 anos. Quando a mãe dela estava no leito de morte, me pediu para que eu cuidasse dela porque ela estava partindo. Assim eu fiz. Tem 22 anos que eu cuido, ajudo e crio como se fosse minha filha. Hoje eu vim aqui porque fui informada que ela tem direito de receber um beneficio por causa do problema na cabeça”, emociona dona A.

Assim como a moradora de Cachoeira de Pajeú, mais de 3 mil pessoas foram ajudadas pelo projeto em outubro com os serviços oferecidos de retificação de documentos, assessoria jurídica, ações de cidadania. Elas ainda assistiram a palestras, participaram de oficinas e atividades de recreação oferecidas pelos servidores e parceiros do projeto.

Mayra Conceição e Daniela Abreu prestaram atendimentos à população e deram boas-vindas ao moradores falando sobre o papel do Ministério Público e dos promotores de Justiça. A promotora de Justiça Daniela realizou oficinas com assistentes sociais, conselho municipal e tutelar dos municípios visitados. ”É muito importante para quem ajuda a população ter o esclarecimento necessário para poder orientar. Essas palestras e orientações são muito importantes para beneficiar os cidadãos desses municípios mais carentesos municípios“, pontuou.