buscar menu

Quem Somos

Fundada em março de 1995 a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman Nacional atua em todo território brasileiro. tem por objetivo estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente.

O ouvidor/ombudsman tem como dever viabilizar os legítimos interesses dos cidadãos, seja em órgãos da administração pública – em quaisquer dos seus níveis e poderes – seja em uma empresa privada, atuando, sempre, com autonomia para apurar as questões que lhe forem apresentadas e independência para manifestar o que entender cabível à instituição a qual é vinculado.

A ABO em Minas Gerais

De acordo com as normas da Associação Nacional, a ABO/MG (Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais) foi fundada em setembro de 2007.  Sem fins lucrativos e vinculação político-partidária, a associação atende o território estadual de Minas e capacita os ouvidores e ouvidorias do estado, declarada de utilidade pública pela Lei 20.344/2012.  Ela oferece cursos e orientações a todos, promovendo eventos e congressos, nacionais e internacionais, abordando temas relacionados às suas atividades. A Associação reconhece a importância dos ouvidores e ouvidorias para o estado e seu principal objetivo é atender às suas necessidades a fim de suprir as demandas da população.

Presidência

Presidente - Márcio José Scarpone Pinto

Diretoria Executiva

Presidente – Márcio José Scarpone Pinto

Vice-Presidente – Daniel Guimarães Medrado de Castro

Diretora de Administração – Mônica Barros Monteiro

Diretora Financeira – Maria Auxiliadora Campos Araújo Machado

Diretora de Cursos e Eventos – Rosa Núbia Vieira de Moura

Conselho Deliberativo

Presidente – Mauro Flavio Ferreira Brandão

Raimundo Benoni Franco

Eduardo Machado de Farias Tavares

Paulo Henrique Tolentino Moura

Conselho Fiscal

Presidente – Paulo Vaz Alkmin

Paulo Márcio Fiúza Palmela

Marcelo Antônio Medeiro Pereira Leite

Estatuto

Baixar arquivo

“Assumir a presidência da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais, antes de tudo, é assumir o compromisso para com a sociedade que é a destinatária final de todos os nossos objetivos e para quem estão voltadas todas as nossas atividades. Um compromisso, sobretudo, de imensa responsabilidade considerando a excelente gestão anterior que, indiscutivelmente, conduziu os trabalhos com dedicação, compromisso e respeito pelos princípios que norteiam a ética e a transparência. A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais, sem dúvida, vem contribuindo para o fortalecimento das Ouvidorias e da capacitação de seus agentes, bem como fomentando a própria sociedade na participação social, seja no controle, seja nas tomadas de decisões, na certeza de que não se constrói uma sociedade melhor sem a sua participação. Portanto, assumo este compromisso, com a honra e satisfação de poder trabalhar com pessoas qualificadas e para toda a sociedade.”

Filie-se a ABO-MG e tenha vantagens e descontos exclusivos!

Veja as vantagens