Programa Chão de Minas

Projeto retrata a realidade de boa parte da população Mineira

Em meio a tantas riquezas culturais, ninguém imagina as dificuldades enfrentadas pela população no Norte de Minas.

Cores, sabores, artes e prosa boa. Quem conhece as riquezas culturais dos municípios localizados no Norte do estado de Minas Gerais, não imagina as circunstâncias encaradas por algumas famílias. O projeto “Chão Minas”, idealizado pela jornalista Thais Venturatto, mostra por meio de programas mensais a dura realidade da população local que vive no Vale do Mucuri, Jequitinhonha e outros municípios esquecidos do estado.

As gravações acontecem no projeto Ministério Público Itinerante, MPI, do Ministério Público de Minas Gerais, MPMG, em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais, ABO-MG. Desemprego, estelionatos, fome, falta de assessoria jurídica e vulnerabilidade social, são retratados pelas lentes da equipe jornalística, para mostrar a necessidade de levar dignidade a esta parte do grande estado mineiro.

Em meio a distintas vivencias percorrer de Norte ao Sul de Minas, parece estar em outro estado. O projeto tem por objetivo mostrar as cores e dores. Os perfumes e dissabores. As lutas e alegrias. As lagrimas e sorrisos da população que passa pelas ações mensais do MPI, nas três cidades visitadas mensalmente.