Em parceria com a prefeitura de Muriaé, ABO-MG e IDCT promovem tarde de acesso à informação e experiências em ouvidoria

26/06/2017 | Sem categoria

Compartilhe:

A Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais, ABO-MG e o Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência, IDCT, em parceria com a Prefeitura Municipal de Muriaé promoveram uma tarde de ouvidoria, acesso à informação e transparência, na última quinta-feira, 22, na Fundação Cristiano Varella, em Muriaé, Minas Gerais. Na ocasião autoridades nos assuntos debatidos palestraram para um público de aproximadamente 150 pessoas, sobre as principais condutas e atividades que contribuem para uma gestão eficiente.

Os representantes da Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais, o vice-presidente da instituição, Daniel Medrado, e o presidente do conselho deliberativo e procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Mauro Flávio Ferreira Brandão, apresentaram a plataforma tecnológica disponibilizada pela ABO-MG, que cumpre com as obrigações exigidas nos âmbitos de transparência e acesso a informação, para contribuírem com o desenvolvimento municipal. “A ferramenta que a associação desenvolveu atende as exigências do Ministério Público de Minas Gerais, Tribunal de Contas Estadual e aos anseios da sociedade. Uma verdadeira transformação na gestão pública”, conta Daniel. Os membros da instituição também ponderaram sobre a importância das ouvidorias. “O papel das ouvidorias é fundamental para construção de uma gestão comprometida com a participação da sociedade na elaboração das políticas públicas“, relata o procurador de Justiça.

As palestras ministradas durante o dia foram: A importância das ouvidorias, gestão transparente, ética e responsabilidade pública, democracia e participação popular. O presidente do IDCT, Gustavo Nassif, acredita que iniciativas como essas transformam as realidades da sociedade. “Capacitar pessoas é transformar o mundo. Levar conceitos de transparência e acesso à informação me faz acreditar em uma mudança social que inclui a participação do cidadão”, fala Gustavo Nassif.

Empenhado na missão de contribuir com o desenvolvimento do município e cumprir os requisitos da lei, o prefeito, Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos, abriu as portas da cidade para promover a tarde de ouvidoria e transparência e explicou a necessidade de encontros como este para a capacitação de pessoas e transformação da consciência da sociedade. ” Eu estou muito satisfeito com o evento de hoje. Particularmente acredito que a transformação começa quando abrimos as portas para iniciativas sólidas, verdadeiras e que estão abertas à população. Esse é o principal objetivo, contribuir para sairmos da realidade política atual que vivenciamos”, afirma o prefeito.

Após várias palestras e debates sobre os assuntos que envolvem ouvidoria e transparência, a prefeita de Bocaiúva, Mariza de Souza, que aderiu ao sistema da ABO há alguns meses, relatou como foi positivo para o município ficar em dia com exigências legais. “Eu só tenho a agradecer a ABO, porque eu quero fazer uma gestão transparente e que cumpra com as leis. Esse auxílio para as prefeituras faz toda diferença e Bocaiúva agora tem todos seus atos publicados para quem quiser acessar”, explica Mariza.

O ex-prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, afirmou que se durante sua gestão o sistema proposto pela ABO, já existisse, suas decisões seriam mais fáceis para atender os anseios da população sobre suas reais necessidades, e parabenizou o prefeito de Muriaé pela iniciativa. “ Durante meus quatro anos de mandato, procurei por um sistema que me auxiliasse na área de ouvidoria e transparência, eficiente como este. O prefeito Grego está de parabéns pela iniciativa de abrir as portas para promover transparência”, ressaltou.

Esteve presente no evento o ex-prefeito Márcio Lacerda, representando a Frente Nacional de Prefeitos.

Sérgio Henriques, Antônio Andrada, Ioannis Konstatinnos, Gustavo Nassif e Daniel Medrado

Sérgio Henriques, Antônio Andrada, Ioannis Konstatinnos, Gustavo Nassif e Daniel Medrado